"Teste Drive" ou Mockup em odontologia: o que é e quais as vantagens para o paciente?


Apesar do nome diferente e complicado, o conceito de mockup em odontologia é bem simples. Você pode achar que não sabe o que é, mas existe uma boa chance de já ter utilizado essa técnica em alguma de suas consultas com seu dentista.

Essa metodologia serve para ajudar tanto o profissional quanto o paciente a fazer um melhor planejamento da intervenção e prever mais perfeitamente o resultado. Dessa maneira, é possível fazer modificações a fim de aumentar a satisfação com o tratamento.

Quer ter mais detalhes de como funciona o mockup em odontologia? Tem vontade de descobrir as vantagens desse método e como ele pode te ajudar? Continue a ler este post e entenda melhor sobre o assunto!


O que é mockup em odontologia?


Literalmente o termo significa “modelo” ou “maquete”. É um ensaio que ajuda, tanto o dentista quanto o paciente, a planejar a melhor maneira de fazer um procedimento estético, como facetas e lentes de contato. Com o auxílio dele, você conseguirá sentir em sua boca como ficarão seus dentes; será possível testar a cor, a forma, o tamanho e a localização dos elementos dentários. Tudo isso antes de confeccionar a peça final!


Como é feito?


O mockup em odontologia consiste em um trabalho feito por etapas e que precisa de muito cuidado para não haver erros. Veja o passo a passo!


Moldagem inicial e modelo de estudo


Primeiro faz-se um molde muito fiel dos dentes que receberão a intervenção. O molde é vazado em gesso e se torna um modelo, uma réplica da arcada. Essa cópia é que será manuseada a fim de confeccionar as restaurações necessárias. Por isso, a moldagem precisar ser muito bem-feita; caso a reprodução não seja exata, a peça pode não encaixar!


Enceramento


Esse é o momento onde será desenhado um novo dente no modelo com o uso de ceras. A restauração será construída aos poucos, de acordo com a forma do rosto do paciente e adequada às expectativas dele.




Confecção do mockup


Esse modelo encerado será moldado novamente a fim de transferir o desenho feito com a cera para a boca do paciente, mas dessa vez, com resina acrílica, composta ou bisacrílica. É nesse momento que o paciente consegue enxergar como ficará a restauração depois de pronta e pode propor mudanças ao dentista. Após aprovada a peça definitiva é feita e esse provisório de resina é substituído.





Quais são os benefícios?


Agora que você já viu o nosso passo a passo, conheça agora os benefícios do mockup!


Melhora a comunicação


Muitas vezes vamos ao profissional e, além de não conseguir visualizar o resultado, o paciente não consegue explicar suas expectativas. Com o uso do mockup em odontologia, o dentista consegue mostrar cada etapa e se torna possível propor mudanças e mostrar as preferências individuais.


Diminui a ansiedade


O sorriso é uma das maiores preocupações quando se trata de estética, não é mesmo? A ansiedade gerada daquela pergunta: “será que vai ficar bom?” pode ser imensa! Como já foi dito, o mockup ajuda a prever o resultado e nada será finalizado até que o paciente esteja satisfeito!


Auxilia na escolha do material


A tecnologia tem trazido novos materiais dentários a cada dia e, para o paciente, pode ser difícil entender a diferença entre cada um deles e suas implicações na aparência do seu sorriso. A técnica em questão é capaz de simular o tratamento com resina e porcelana, por exemplo, para que a escolha do material seja melhor direcionada.


Permite adquirir opinião de familiares e amigos


Exatamente! Depois de feito o provisório em resina, é possível mostrar o novo sorriso a familiares e amigos e perguntar a opinião deles! Sem contar que se torna possível verificar qualquer mudança na fala ou mastigação. Antes de confeccionar a peça final existe tempo de propor alterações caso não se adapte ao formato e à funcionalidade dos dentes novos.


E aí, gostou de aprender mais sobre o mockup em odontologia? Agora que você já viu as inúmeras vantagens que essa técnica pode trazer ao seu tratamento dentário, aproveite para saber mais sobre saúde bucal e ficar por dentro das nossas novidades aqui no blog da Ciodonto Clinica Odontológica.





50 visualizações0 comentário