top of page

MITOS E VERDADES SOBRE O BOTOX: QUAIS VOCÊ JÁ OUVIU?


Quando o assunto é sobre procedimentos estéticos, a toxina botulínica é uma das alternativas mais procuradas. Parte dessa curiosidade se manifesta pela simplicidade da técnica, além dos benefícios para a pele, somado ao resultado positivo na grande maioria dos casos. Isso, claro, quando feito por profissionais experientes e capacitados. Mais conhecida como Botox, marca mais conhecida da toxina, é natural que muitos não saibam diferenciar o quais são os mitos e verdades sobre ele.

Se pensarmos nos benefícios, não vai faltar motivação para que o próximo passo seja marcar uma consulta. A técnica previne e suaviza as rugas e marcas de expressão, combate a hiperatividade da musculatura facial (responsável pelo surgimento de novas rugas) e, entre outras coisas, é uma forte aliada na reconquista da autoestima.

Com a quantidade de informações existentes mundo afora, é comum haver confusão na hora de separar o que é mito ou verdade sobre o botox. Vamos entender?

Mitos e verdades sobre o botox

“O botox só pode ser usado para tratamento estético”

MITO. Apesar de vermos famosos e estrelas de cinema recorrendo à técnica como um procedimento estético, o botox, também conhecido como toxina botulínica, é recorrente em alguns casos clínicos.

O controle do suor nas axilas, pés e mãos também podem ser tratados através da toxina, por exemplo. A paralisia facial é outra condição onde a substância pode ser usada. Há, ainda, quem sofra de intensas enxaquecas e cefaleias tensionais que é igualmente tratável através do botox. Já imaginou?

“O tempo de duração da toxina botulínica é de até 6 meses”

VERDADE. (Em parte) O tempo que o efeito dura na área aplicada é variável e depende de cada caso, como também da sua indicação. De maneira geral, quando usado em estética facial, fica em torno de 4 a 6 meses. É importante citar que o efeito da toxina pode permanecer por menos tempo em pessoas com estilos de vida específicos, como é o caso dos fumantes e dos atletas que treinam intensamente.

É recomendado que para os que malham de maneira moderada, evitem praticar exercícios no mesmo dia da aplicação.

Botox ou preenchimento? Vamos lá…

“Botox e preenchimento podem ser considerados a mesma coisa”

MITO. Os dois procedimentos possuem objetivos e técnicas bem diferentes. O preenchimento ajuda a reduzir a flacidez da pele, repondo o volume perdido e dando forma e contorno nas áreas do rosto. Já o botox “paralisa” o músculo, evitando que ele se movimente. Sabe o por quê? É dessa movimentação (contração muscular) que nascem as rugas acentuadas. A toxina não só previne que as marcas de expressão fiquem mais visíveis como também impede que novas possam se formar.

Agora ficou fácil de lembrar o que é botox, certo?



Quem pode e quem não pode

“Existe uma idade certa para começar a realizar as aplicações de botox”

MITO. Quando a realização do botox tem como intenção suavizar as rugas causadas pelo envelhecimento natural da pele, pessoas a partir dos 18 anos já podem começar o tratamento. Contudo, existem os casos especiais citados acima. Crianças que desenvolvem paralisia facial pós trauma pelo parto, também podem estar aptas a realizar o tratamento não-estético.

É importante destacar que todo caso deve ser analisado e estudado por um profissional dermatológico antes de qualquer procedimento.

“Deve-se fazer novas aplicações no mesmo ano da primeira aplicação”

VERDADE. Devemos relembrar que o botox dura em torno de 4 a 6 meses na pele do paciente, então esse tempo também é válido para a reaplicação. Tudo vai depender do paciente e da análise do profissional.

“Todo mundo pode fazer botox”

MITO. Assim como todo procedimento, há contraindicações. Pessoas com infecções na área da aplicação devem se recuperar antes do processo. Para as mulheres grávidas é recomendado o uso do botox depois do parto.

“Só é necessário colocar botox depois que as linhas de expressão aparecem”

MITO. A aplicação também pode ser preventiva, a fim de que as rugas não apareçam. Quem opta por fazer o procedimento quando as linhas de expressão surgem, pode dificultar o processo de recuperação da pele.

“Homens também podem realizar a aplicação de botox.”

VERDADE. A técnica de aplicação da toxina independe de gênero e é minimamente invasiva. Ainda que grande parte do público seja feminino, homens estão conquistando cada vez mais espaço e se importando ainda mais com a aparência.



Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page